Integrantes de projeto do Nutes são finalistas do 3º HackFest

Cinco estudantes do curso de Ciências da Computação e um de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) formam a equipe que é uma das dez finalistas da 3ª edição do HackFest Contra a Corrupção, evento promovido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB). A competição foi realizada entre sexta-feira (9) e domingo (11), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, e contou com a participação de jovens estudantes de várias universidades paraibanas.

IMG-20170612-WA0043

Ao todo, a UEPB foi representada por dois times, mas apenas a equipe PaCIENTE foi classificada para a grande final que será realizada no próximo dia 18 de agosto. Os estudantes Amanda Guedes, Manuella Dantas, Rubem Ribeiro, Yasser Nascimento, Marcelo Trajano, Fábio Dantas e Leonardo Câmara desenvolveram um aplicativo voltado para relatar a qualidade dos serviços nos postos de saúde, em particular a atividade dos médicos, infraestrutura, procedimentos e tempo de espera em fila, entre outros quesitos relevantes à avaliação do serviço de Saúde.

Todos os alunos da UEPB que participaram do HackFest Contra a Corrupção são integrantes de projetos e programas que são desenvolvidos no Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba. Nessas atividades os alunos desenvolvem sistemas, aplicativos e outras ferramentas digitais que auxiliam na expansão de várias tarefas, seja na esfera acadêmica ou não.

De acordo com o professor Paulo Eduardo Barbosa, coordenador das equipes participantes do evento, esta foi a primeira vez que a UEPB conseguiu montar equipes para participar do concurso. Ele explicou que esta primeira fase foi voltada à montagem do aplicativo e apresentação da proposta. Com a classificação para a final da disputa, os alunos terão que finalizar o projeto para entregarem as aplicações tecnológicas já finalizadas. O aplicativo desenvolvido pela equipe PaCIENTE entra agora em sua fase de conclusão para ser apresentado no dia da final do concurso. “Foi uma longa maratona onde esses alunos se superaram bastante. O nível de competitividade é alto e essa participação mostra como está sendo importante o trabalho feito na UEPB”, destacou.

O 3º HackFest distribuirá R$ 60 mil em premiação, além de promover o financiamento para desenvolver o aplicativo vencedor. A solenidade de entrega dos prêmios ocorrerá no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Todos os aplicativos vencedores estarão à disposição da sociedade no site www.eufiscal.org.

Texto: Givaldo Cavalcanti