Mestrado em Ciência e Tecnologia em Saúde inicia atividades

As aulas da primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia em Saúde (PPCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foram iniciadas em setembro com as seguintes disciplinas: Engenharia Clínica, Metodologia de Pesquisa e Metodologia de Projeto.

O PPCTS é ligado ao Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES) e os projetos que os alunos estão desenvolvendo durante a pós-graduação são vinculados às duas linhas de pesquisas do programa: “Desenvolvimento de Produtos e Processos para Tecnologia em Saúde”, e “Regulação, Gestão e Desenvolvimento de Projetos Tecnológicos de Produtos para a Saúde”.

Na primeira atividade do PPCTS os alunos participaram de uma palestra ministrada pela inspetora internacional da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Vivian Cardoso, que abordou o tema “Boas Práticas de Fabricação de Dispositivos Médicos”.

No encontro, a inspetora destacou que o aprimoramento das leis estabelecidas pelo governo federal proporcionou uma fiscalização mais efetiva da ANVISA nos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Outro assunto abordado foi a necessidade da tecnologia para o lançamento de produtos de qualidade no mercado.

A aula inaugural da pós-graduação foi proferida pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde, Carlos Augusto Grabois Gadelha, que apresentou a origem de alguns dos problemas que acarretam danos à saúde da população. Ele ainda destacou que o Brasil é um dos países que mais destinam recursos para a saúde, mas que em muitos casos os gestores municipais não utilizam de maneira adequada.

slidemestrado
Aula inaugural do do PPCTS com Carlos Augusto Grabois Gadelha, Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde.

O Mestrado em Ciência e Tecnologia em Saúde tem por objetivo promover a formação profissional no domínio do avanço das tecnologias estratégicas em saúde, incluindo as melhores práticas de desenvolvimento de projetos, inovação e gestão de tecnologias, tanto no ambiente hospitalar quanto no setor industrial.

A coordenadora do PPCTS, Profª. Dra. Kátia Elizabete Galdino, destacou que o mestrado tem por objetivo capacitar profissionais para atuar de forma eficiente junto aos estabelecimentos de saúde e empresas de base tecnológica, mediante a incorporação de métodos e técnicas científicas.