Nutes aprova projeto para implantação de Centro Integrado Multiusuário de Referência em Saúde na Paraíba

O Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) e o Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), venceram o edital da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (FAPESQ/PB) para a implantação de um Centro Estadual de Infraestrutura Cientifica e Tecnológica de Caráter Multiusuário-CEICTM. O projeto “Centro Integrado Multiusuário de Referência em Saúde na Paraíba” envolve o Laboratório de Processamento de Imagens e Sinais e o Laboratório de Tecnologias 3D, ambos do Nutes, e o Programa de Pós-Graduação em Odontologia.

O Centro Integrado Multiusuário de Referência em Saúde na Paraíba será dividido em duas unidades. Sob a responsabilidade do Nutes será implantada em parceria com o Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes e destinada ao processamento de imagens e impressão 3D. O Departamento de Odontologia, por meio do Programa de Pós-Graduação, tratará do diagnóstico e tratamento de patologias orais na unidade que será implantada no Hospital da FAP, em Campina Grande.

Um dos objetivos do projeto é consolidar a infraestrutura já existente no Nutes, estruturando um Laboratório Célula Multiusuário (LCM) no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes (HETDLGF) através da aquisição de equipamentos de tecnologia 3D aplicados à saúde. Essa estrutura, juntamente com uma equipe técnico-científica multidisciplinar, possibilitará o processamento de imagens médico-odontológicas de Ultrassonografia (US), Tomografia Computadorizada (TC), Ressonância Magnética (RM), Mamografia (MMG) e Raio-X (RX) e a impressão tridimensional de biomodelos para planejamento cirúrgico na área de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Ortopedia, Cirurgia Torácica e Neurocirurgia.

Na unidade instalada no Hospital de Trauma, os pesquisadores do Nutes e residentes em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial irão selecionar os casos complexos em que a manufatura aditiva irá trazer benefícios na terapêutica cirúrgica desses pacientes. Assim, as imagens médico-odontológicas provenientes destes casos serão tratadas e modeladas em softwares específicos por uma equipe multidisciplinar, oferecendo um atendimento de excelência que proporcionará benefícios aos pacientes politraumatizados.

O Nutes já mantém uma parceria com Hospital de Trauma de Campina Grande há mais de seis anos, tempo em que forneceu biomodelos para a realização de mais de 60 cirurgias em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A utilização dos biomodelos no planejamento das cirurgias diminui o tempo de intervenção, proporcionando ao paciente, entre outros benefícios, uma recuperação mais rápida.

Related posts