Coordenador do Nutes debate criação do Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de CG

O coordenador do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde – Nutes, Misael Morais, se reuniu com o vereador Lucas Ribeiro (PP) para debater a criação do Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Campina Grande, que tem o objetivo arrecadar recursos públicos e privados para serem aplicados em bolsas de estudo ou em pesquisas científicas e tecnológicas que beneficiem a cidade.

Na reunião, Misael Morais apresentou algumas sugestões para serem implementadas no Projeto de Lei proposto pelo vereador, que tem se encontrado com diversas instituições com o intuito de aprimorar a proposta antes de levá-la para votação na Câmara. “Em vários países as universidades olham para as questões locais onde estão instaladas. Com esse Fundo, a cidade de Campina Grande vai poder aproveitar todo o potencial dos pesquisadores das nossas universidades”, destacou o coordenador do Nutes.

O Fundo foi apresentado numa audiência pública na Câmara Municipal no dia 23 de agosto, na qual participaram, além do Nutes, a UEPB, UFCG, INSA, EMBRAPA, FIEP, NUTES, UNIFACISA, NASSAU, IFPB e Secretaria de C&T, Parque Tecnológico, que apresentaram sugestões para o projeto. “Com o Fundo, teremos um grande incentivo à ciência na nossa cidade e conseguiremos, através do trabalho desenvolvido por nossos pesquisadores, lidar com problemas locais a um custo muito menor que aqueles oriundos de contratos com empresas privadas e consultorias”, ressaltou Lucas Ribeiro.