Nutes recebe visita de pré-candidato à Presidência da República

DSC_0339O Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebeu na manhã de sábado, 23, a visita do pré-candidato à Presidência da República e pelo PSDB, Geraldo Alckmin. O ex-governador de São Paulo esteve acompanhado do deputado federal pelo PSBD, Pedro Cunha Lima, do presidente do partido Ruy Carneiro, do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues e do ex-secretário de Ciência e Tecnologia do município, Tovar Correia Lima.

Durante a visita foram apresentadas as pesquisas de Engenharia de Software e Certificação, cujas aplicações estão sendo desenvolvidas para melhorar a vida das crianças com microcefalia. Em seguida, no Laboratório de Sinais e Processamento de Imagens, o presidenciável conheceu o projeto do software para o auxílio ao diagnóstico de ECG e prontuário Médico eletrônico, que tem objetivo principal é o auxílio a tomada de decisão quanto ao deslocamento do paciente com problemas cardíacos para uma unidade hospitalar.

DSC_0368A visita ainda teve a apresentação de aplicativos que estão sendo desenvolvidos para o projeto Ocariot, Smart Childhood Obesity Caring Solution using IoT potential (Solução Inteligente de Tratamento da Obesidade Infantil por meio do Potencial da Internet das Coisas), do qual o Nutes faz parte com outras onze instituições do Brasil e da Europa. O projeto foi aprovado na 4ª Chamada Coordenada Brasil-União Europeia (EU) em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), realizada dentro do programa Horizontes 2020 (H2020) da União Europeia. O objetivo é desenvolver aplicativos que associados a sensores serão capazes de monitorar em tempo real informações do dia a dia das crianças, como atividades físicas, batimentos cardíacos, queima calórica, refeições. Os dados serão compartilhados por meio de uma rede de Internet das Coisas.

 

O pré-candidato à Presidência da República ainda conheceu o Laboratório de Tecnologias 3D, onde são desenvolvidos biomodelos para auxílio à cirurgias, e a montagem da Unidade de Fabricação de Dispositivos Médicos (UFDM) da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), que o Nutes mantém com a empresa Lifemed e o Ministério da Saúde, na qual já foram entregues mais de 400 desfibriladores cardíacos e monitores multiparamétricos para estabelecimentos de saúde do SUS. “São pesquisas extraordinárias que conheci aqui no Nutes. Isso traz um grande benefício para a população porque a tecnologia melhora a qualidade do serviço e ainda reduz custos, configurando-se em avanços importantes da ciência em benefício das pessoas”, comentou Geraldo Alckmin.

Related posts