Nutes visita Faculdade São Francisco de Barreiras e fortalece convênio institucional com a UEPB

Pesquisadores do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) visitaram a Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), no interior da Bahia, para fortalecer ainda mais o convênio que a Universidade Estadual tem com a instituição de ensino baiana. Os professores Misael Morais, coordenador do Nutes, e Paulo Barbosa ficaram em Barreiras entre os últimos dias 19 e 22 de junho para debater quais projetos podem ser desenvolvidos em conjunto entre as instituições.

MisaelDurante seminário de pesquisa, realizado no dia 21, Misael Morais apresentou a trajetória, estrutura e os projetos desenvolvidos pelo Núcleo. “Montamos toda a estrutura do Nutes com verbas que levantamos nos órgãos de fomento. Não foi fácil, mas conseguimos construir e implantar os laboratórios”, contou. Na oportunidade, ele também discorreu sobre temas como a política de ciência e tecnologia brasileira, panorama da produção de software e equipamentos biomédicos no mundo, saúde na agenda da política nacional, dentre outros.

Em seguida, Paulo Barbosa apresentou o perfil do programa do Mestrado em Ciência e Tecnologia em Saúde da UEPB, as disciplinas, etapas, corpo docente e os trabalhos apresentados. Na palestra ele ofereceu uma visão geral sobre os caminhos a serem seguidos pelos professores para avançar no processo de especialização: “A área de tecnologia é bem diversa, assim como a área de saúde. Como os estudos avançam a cada dia, o profissional deve tentar acompanhar. A qualificação é o grande diferencial no meio acadêmico e no mercado”, disse.

A agenda dos professores da UEPB ainda teve na terça-feira (20) pela manhã uma reunião com coordenadores e dirigentes, além de visita às instalações da FASB. No período da noite, Paulo Barbosa ministrou a palestra “Sistemas sócio-críticos fortemente regulados: algumas visões sobre a área de saúde”, no encontro com os alunos do curso de Gestão da Tecnologia da Informação.

IMG-20170620-WA0038

O convênio entre UEPB e FASB permite estudos e projetos acadêmico-pedagógicos, projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; programas de pós-graduação, formação continuada e capacitação de recursos humanos, produção e publicação de estudos e pesquisas e serviços de apoio, consultoria e assessoria técnico-científica.

A faculdade baiana possui cursos na área de saúde, entre os quais os de Medicina e Biomedicina, e nesta perspectiva o Nutes pode contribuir, entre outros pontos, com a formação dos alunos e dos egressos da instituição de ensino superior. A UEPB e a FASB já desenvolvem conjuntamente projetos que envolvem o Mestrado em Formação de Professores, com a realização de orientações de dissertações, além de realização de eventos que tenham como educação, trabalho e humanização.

Fotos: Ascom FASB

Related posts