Software desenvolvido por pesquisadores do Nutes recebe registro do INPI

Mais uma tecnologia desenvolvida na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) passa a compor o portfólio de tecnologias disponível para transferência e serviço da sociedade, após receber o Certificado de Registro, expedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Trata-se de um programa de computador, cujos criadores são o professor Frederico Moreira Bublitz, pesquisador do Nutes e chefe do Departamento de Computação, e Túlio Henriques Costa, pesquisador bolsista. O programa foi batizado de NuSense e se refere a um framework baseado em plug-ing para desenvolvimento de aplicação no contexto de Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), desenvolvido na linguagem C#.

A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Inovatec) vem trabalhando junto aos pesquisadores da Instituição no sentido de desenvolver a cultura da proteção das tecnologias desenvolvidas na UEPB, o que vai contribuir para a valorização do produto final. Os pesquisadores interessados em informações sobre registro de tecnologias podem manter contato com o setor pelo telefone (83) 3315-3383 ou pelo email inovatecuepb@uepb.edu.br.

Texto: Tatiana Brandão (Codecom UEPB)