Treinamento em radioproteção capacita pesquisadores do Nutes

O Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou nesta quarta e quinta-feira, dias 7 e 8 de junho, um curso de radioproteção que consiste no conjunto de medidas que visam proteger o ser humano contra possíveis efeitos indesejados causados pela radiação ionizante. Participaram do treinamento pesquisadores do Nutes e funcionários da UEPB dos setores de Convênios e de Gestão de Pessoas.DSC_0740

Ministrado pelo consultor Mauro Otto de Cavalcanti,  o curso teve o objetivo de fornecer subsídios referentes à radioproteção que prevê a manutenção e conservação das condições apropriadas e seguras para as atividades envolvendo exposição humana às radiações ionizantes, utilizada em equipamentos médicos para realização de exames por imagens.

 

Essa atividade foi de suma importância, uma vez que o Nutes está adquirindo, através de um convênio com o Ministério da Saúde (MS), um tomógrafo industrial, e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEM) determina que seja realizado um treinamento desse gênero. Após a instalação do equipamento será realizado um curso de operacionalização do tomógrafo.

O tomógrafo industrial será utilizado em pesquisas que envolvem Ensaios Não Destrutivos (END) em equipamentos e dispositivos médico-hospitalares. Os END são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executadas nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção. “Os equipamentos médicos têm um alto valor e para não danificá-los durante os testes vamos utilizar o tomógrafo que fornecerá as respostas que necessitamos nas nossas pesquisas”, disse o professor Misael Morais, coordenador do Nutes.

Related posts