Nutes desenvolve plataforma on-line para cadastramento de paraibanos que tomarão vacina contra a Covid-19

O Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi o responsável pelo desenvolvimento do site “Vacina PB”, lançado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), para cadastramento da população que receberá a vacina contra a Covid-19. A plataforma on-line tem o objetivo de notificar o cidadão quando for iniciar o período de vacinação do grupo ao qual ele pertence. Estão envolvidos neste projeto professores e estudantes do Mestrado em Ciência e Tecnologia em Saúde da UEPB.

De acordo com o professor Misael Morais, coordenador geral do Nutes, a plataforma pode se tornar o primeiro passo para oferecer ao Estado um cartão de vacinação digital. “Neste primeiro momento o objetivo é facilitar o cadastro da população que receberá a vacina contra a Covid-19, oferecendo-lhes também informações sobre o início da vacinação dos grupos. No futuro esses dados podem ser aproveitados para oferecermos aos um cartão de vacina digital”, destacou.

Para atender à demanda do Governo do Estado, que chegou ao Nutes por meio do secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, a equipe responsável trabalhou ininterruptamente neste projeto. A Secretaria Estadual de Saúde orienta que nesta fase inicial é fundamental o cadastramento na plataforma de todos os idosos. O site também informará ao usuário quando ele deve procurar a sala de vacinação mais próxima de sua residência para receber as doses. O site “Vacina PB” foi mais uma resposta rápida do Nutes a uma demanda surgida neste tempo de pandemia.

Desde o aparecimento da doença na Paraíba, o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde tem desenvolvido ações que têm contribuído na luta contra a Covid-19, seja com a produção e distribuição de mais de 60 mil protetores faciais para profissionais de Saúde de todas as regiões da Paraíba, a distribuição de protetores faciais para recém-nascidos da UTI Neonatal do Hospital Edson Ramalho, em João Pessoa, como também no desenvolvimento de modelo de laringoscópio em impressão 3D para facilitar a intubação de pacientes.

Também foram desenvolvidos no Nutes o software E-Covid, uma plataforma para acompanhamento de casos da Covid-19 com coleta a armazenamento de dados, um ventilador pulmonar, além de um armário desinfectante que através da luz UV-C elimina o novo Coronavírus. O endereço eletrônico para realizar o cadastro para a vacina contra a Covid-19 é http://vacinapb.saude.pb.gov.br/.

Traduzir »