Núcleo de Tecnologias Estratégias em Saúde (Nutes) e Huawei oferecem curso on-line sobre redes 5G

Para diminuir a escassez de recursos humanos na área de redes 5G, uma parceria entre o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Huawei do Brasil Telecomunicações LTDA, será oferecido o curso on-line “Redes 5G de capacitação e certificação em 5G”. A proposta foi desenvolvida pelo programa da Huawei ICT Academy, com o objetivo de disseminar os conhecimentos técnicos necessários para a formação e a certificação de profissionais neste novo segmento de mercado. A estimativa é que o serviço esteja disponível para o consumidor brasileiro a partir de 2022.

O curso tem duração de sete meses (40 horas) e abordará os seguintes tópicos: conceitos básicos e desenvolvimento em 5G, recursos de redes 5G e principais tecnologias, casos de uso 5G, aplicações e soluções da indústria em 5G. As inscrições serão realizadas a partir do dia 22 de fevereiro, no site do Nutes.

A capacitação é gratuita e oferece 200 vagas distribuídas em 4 turmas com 50 alunos. A metade das vagas é reservada a estudantes, professores ou técnicos administrativos da UEPB de qualquer Câmpus. O restante será destinado para o público em geral, com preferência para profissionais ou estudantes das áreas de Engenharia ou Tecnologia.

Os requisitos para participar do curso são: Ensino Médio completo, como também entendimento básico da língua inglesa para leitura dos materiais e realização da prova de certificação ao final do curso. É recomendável, mas não obrigatório, que o interessado já tenha concluído, ou esteja cursando disciplina, ou curso de redes de computadores.