Nutes inaugura unidade do Laboratório de Tecnologias 3D no Hospital de Trauma de Campina Grande

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, passou a contar com o Centro Integrado Multiusuário de Referência em Saúde da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que foi inaugurado pelo governador João Azevêdo e pelo reitor Rangel Junior na manhã desta quarta-feira (4). O espaço é fruto da aprovação de projeto da Universidade em edital da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e representa um investimento de R$ 2 milhões.

Os recursos estão sendo aplicados para a estrutura dos dois laboratórios que compõem o Centro Integrado, que são o “Laboratório Multiusuário para Incorporação de Planejamento Cirúrgico 3D através de Processamento de Imagens Médico-Odontológicas e da Manufatura Aditiva”, inaugurado no Trauma, e o “Centro Integrado de Diagnóstico e Tratamento de Lesões na Região Craniofacial”, instalado nas dependências da UEPB, em Bodocongó.

Destinado à impressão 3D e ao processamento de imagens médico-odontológicas de ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamografia e raios-X, bem como à impressão tridimensional de biomodelos para planejamento cirúrgico na área de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, ortopedia, cirurgia torácica e neurocirurgia, o Centro Integrado Multiusuário de Referência em Saúde permitirá maior eficiência no atendimento em saúde da população.

A unidade inaugurada nesta quarta ficará sob a responsabilidade do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da UEPB. A instalação dentro da unidade hospitalar expande a estrutura consolidada do Laboratório de Tecnologias 3D (LT3D), em funcionamento no Nutes desde 2011. Uma parceria antiga do Núcleo com o Hospital de Trauma já possibilitou que mais de 100 casos cirúrgicos fossem realizados com a utilização de biomodelos produzidos no laboratório da UEPB, no Câmpus de Bodocongó. “Optamos por instalar uma unidade no Trauma para nos aproximarmos ainda mais dos casos que chegam ao hospital. Os pesquisadores do Nutes e os cirurgiões do Trauma selecionarão os casos complexos, nos quais a tecnologia computacional e o planejamento cirúrgico ajudarão a obter melhores resultados para o paciente”, destacou o coordenador do Nutes, professor Misael Morais.

Na inauguração, o governador João Azevêdo destacou que a parceria entre Fapesq, UEPB e Hospital de Trauma é fundamental para oferecer o que há de mais moderno às pessoas e é isso que faz com que o Estado cresça ainda mais. “É a possibilidade de uma melhor assistência, de fazer com que o povo da Paraíba tenha cada vez mais um serviço qualificado. Essa parceria é fundamental para que a gente tenha na ponta aquilo que há de mais moderno em termos de tecnologia à disposição do povo. Esse é um laboratório que trará segurança médica para as pessoas que precisam de uma intervenção cirúrgica mais séria. Além disso, já autorizamos os primeiros passos para adquirir uma impressora de titânio, tão logo saia a sua regulamentação no Brasil, o que representa o compromisso com o povo”, ressaltou.

O reitor Rangel Junior enfatizou o retorno à sociedade que a Universidade está dando com a implantação do Centro Integrado e reforçou que o papel da Instituição é trabalhar sempre no sentido de desenvolver pesquisas e ações que intervenham diretamente na vida do povo paraibano, promovendo benefícios e melhoras na prestação de serviço público nas mais diversas áreas. “A gente vai potencializar essa parceria entre a Universidade e o Hospital de Trauma e, agora, com condições de otimizar serviços e recursos. O que era feito através de transmissão de informações utilizando a internet, por exemplo, para serem trabalhados no laboratório instalado no Nutes, agora será feito dentro da unidade hospitalar, agilizando todo o processo. E tudo isso tende a melhorar ainda mais com as garantias que o próprio governador já deu para aquisição de novos equipamentos que vão aprimorar ainda mais os trabalhos”, salientou Rangel.

Geraldo Medeiros, secretário estadual de Saúde, afirmou que o Centro representa um momento histórico para a Paraíba e servirá para alavancar o atendimento do Hospital de Trauma de Campina Grande. “Por meio de um software, teremos imagens tridimensionais impressas, fazendo com que as cirurgias sejam realizadas em um tempo mais curto. Procedimentos com seis horas de duração, por exemplo, serão realizados em uma hora e meia, o que reduz as complicações e melhora os resultados estéticos”, declarou. A diretora do Hospital de Trauma de Campina Grande, Ingrid Ramalho, comemorou o investimento. “É um momento único que estamos vivenciando. Este é o primeiro Centro deste tipo do Brasil em um Hospital de Trauma, o que traz mais dignidade ao paciente, pois nos ajuda e fechar um ciclo do cuidado referente às sequelas de ortopedia, desenvolvendo um trabalho cada vez mais humano”, disse.

O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, evidenciou os trabalhos empreendidos pela gestão estadual para que os investimentos em pesquisa sejam revertidos diretamente para a população. “Esse é um edital que visa criar centros multiusuários em áreas como Saúde, Água e Desenvolvimento Regional. Essa unidade terá um retorno muito grande para a sociedade, porque se trata de uma tecnologia 3D sendo utilizada para o planejamento cirúrgico, reduzindo custos e melhorando a qualidade do atendimento, evitando cirurgias demoradas”, frisou.

Já Roberto Germano, presidente da Fapesq, enfatizou que o Edital voltado à implantação do Centro Estadual de Infraestrutura Científica e Tecnológica de Caráter Multiusuário (CEICTM) visa aumentar a competitividade de núcleos de excelência do Estado. “Isso demonstra a sensibilidade muito grande para esse ecossistema de inovação da Paraíba e de Campina Grande, que é um polo educacional e tecnológico do Estado”, disse. A solenidade de inauguração contou com a presença da vice-governadora, Lígia Feliciano, várias autoridades políticas e profissionais de saúde que atuam no hospital.

Texto e fotos: Leonardo Alves e Tatiana Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Traduzir »