O que fazemos

O que fazemos

Com o NUTES fica evidenciada a capacidade laboratorial para a análise da qualidade de software embarcado em sistemas médicos e para análise da qualidade de tecnologias de produtos para a saúde, com participação efetiva de docentes e discentes de áreas multidisciplinares, principalmente da Engenharia da Computação e Saúde.

Foi através dessa atuação marcante no setor de tecnologia aplicada à saúde que o NUTES firmou parceria com a empresa Lifemed no contexto de uma Parceria para Desenvolvimento Produtivo PDP. As PDP são parcerias realizadas entre instituições públicas e entidades privadas com vistas ao acesso a tecnologias prioritárias, à redução da vulnerabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) a longo prazo e à racionalização e redução de preços de produtos estratégicos para saúde, com o comprometimento de internalizar e desenvolver novas tecnologias estratégicas e de valor agregado elevado. As PDP compreenderão a implementação, durante seu prazo de vigência, de todo o processo de produção em território nacional do produto ou bem, incluindo necessariamente a transferência de tecnologia do objeto da PDP, para que fique em condições de uso diretamente por parte do produtor público ou de quem este puder portar os conhecimentos de produção, de forma que seja factível sua produção física no País.

Nesse contexto, a parceria com a Lifemed visa a fabricação de dois produtos estratégicos para o Ministério da Saúde, são eles: Monitor Multiparamétrico e Desfibrilador Cardioversor. As PDP para fabricação dos dois produtos foram aprovadas em 2013 e, nesse mesmo ano, já iniciou-se a estruturação do projeto e a transferência de tecnologia por parte da Lifemed, estando o NUTES apto a fornecer os produtos mediante editais de compra do Ministério da Saúde.

O NUTES tem como objetivo trazer inovação à área de saúde por meio do desenvolvimento e aprimoramento de produtos e serviços médicos. Dentre as outras iniciativas   destacam-se:

Manufatura Aditiva

Que oferece o serviço de prototipagem rápida aplicada na área Médico-Odontológica para ajudar no planejamento de procedimentos cirúrgicos, reproduzindo com exatidão a anatomia da região que sofrerá intervenção médica. Com a melhoria da visualização o planejamento cirúrgico é facilitado, diminuindo o tempo das cirurgias e reduzindo os riscos de erros médicos devido falta de informações mais precisas da anatomia da região afetada. A técnica ajuda a análise clínicas dos profissionais que trabalham com ortopedia, neurocirurgia, cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial e ortognática, cirurgia craniomaxilofacial e plástica, implantodontia, oncologia, entre outras.

Avaliação da Conformidade

O NUTES atua na avaliação da conformidade e validação de software embarcado em dispositivos médicos. O objetivo da certificação é minimizar a possibilidade de um dispositivo médico que possui software para execução de alguma atividade possa causar algum dano aos pacientes ou aos operadores do dispositivo. Nesse sentido, a unidade de certificação oferece apoio tecnológico às empresas, órgãos reguladores Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e ao Ministério da Saúde para verificação da qualidade e validação dos softwares em tecnologias estratégicas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Traduzir »