Universidade Estadual inaugura Centro Integrado de Referência em Saúde no Hospital de Trauma

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) inaugura nesta quarta-feira (4), a partir das 10h, com a presença do governador João Azevedo, o Centro Integrado Multiusuário de Referência em Saúde da Paraíba. A unidade, que ficará sob a responsabilidade do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Instituição, será implantada nas dependências do Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, e atuará no processamento de imagens e impressão 3D.

O Departamento de Odontologia da UEPB, por meio do seu Programa de Pós-Graduação, tratará do diagnóstico e tratamento de patologias orais no setor que será implantado em Campina Grande. O Centro Multiusuário de Referência em Saúde da Paraíba foi aprovado juntamente com outros quatro projetos da Universidade em edital da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq/PB) para a implantação do Centro Estadual de Infraestrutura Científica e Tecnológica de Caráter Multiusuário (CEICTM).

A lista dos contemplados conta ainda com os seguintes projetos: “Centro Integrado Multiusuário de Pesquisa e Análise de Água, Alimentos, Resíduos e Biodiversidade”, “Centro Multiusuário de Inovação Tecnológica em Sistemas de Produção Agrícola para o Estado da Paraíba (CEMPROAGRI/PB)”, “Centro de Desenvolvimento Regional, Big Data e Geoprocessamento da Universidade Estadual da Paraíba” e o “Centro de Estudos Avançados em Políticas Públicas e Governança (CEAPPG)”.

O investimento do Governo do Estado chega a R$ 5,8 milhões para fortalecer os centros que tenham expertise em pesquisa científica e tecnológica em áreas estratégicas para o desenvolvimento da Paraíba. Neste sentido, o Centro Integrado Multiusuário de Referência em Saúde da Paraíba visa expandir a infraestrutura já existente no Nutes, com pesquisas na área de tecnologia 3D aplicados à saúde.

Com os recursos do edital foi montada uma equipe multidisciplinar e uma infraestrutura que possibilitará o processamento de imagens médico-odontológicas de Ultrassonografia (US), Tomografia Computadorizada (TC), Ressonância Magnética (RM), Mamografia (MMG) e Raio-X (RX) e a impressão tridimensional de biomodelos para planejamento cirúrgico na área de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Ortopedia, Cirurgia Torácica e Neurocirurgia.