UEPB é a única instituição do Nordeste com dois projetos aprovados em edital sobre tecnologia assistiva

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi uma das duas universidades brasileiras a aprovar dois projetos no edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) sobre tecnologia assistiva, sendo a única do Nordeste com tal resultado. Os projetos aprovados são do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), e consistem numa palmilha inteligente voltada para o monitoramento da evolução da qualidade da mobilidade para o desempenho autônomo diário e laboral; e o desenvolvimento de tecnologias assistivas com uso de tecnologias 3D, que visa a otimização dos processos que envolvem a fabricação de órtese e prótese.

O projeto da palmilha inteligente, intitulado de SenseShoes, foi selecionado na linha temática “Auxílios para o desempenho autônomo diário e laboral da pessoa com deficiência e das pessoas idosas”. Esta proposta tem como objetivo o desenvolvimento de soluções inovadoras que garantem desempenho autônomo e independente em tarefas rotineiras que facilitam o cuidado de pessoas em situação de dependência de auxílio com mobilidade reduzida, que permitam a integração com segurança das atividades laborais e atividades de esporte e lazer.

Já o desenvolvimento de tecnologias assistivas com uso de tecnologias 3D está inserido na linha temática “Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção”, cujo objetivo é o desenvolvimento de soluções inovadoras que sirvam para o auxílio de mobilidade, de funções manuais, correção e adequação postural. Em todo o Brasil foram selecionados 102 projetos em duas formas de apoio, sendo 62 propostas para subvenção econômica com o investimento de R$ 83,8 milhões, e 40 projetos da linha Cooperativo ICT-Empresa, na qual serão investidos R$ 62,3 milhões somados a R$ 5,6 milhões de bolsas CNPq, correspondendo a aproximadamente R$ 152 milhões em demanda de recursos não reembolsáveis.

No Nordeste foram aprovadas 16 propostas com investimentos de aproximadamente R$ 22 milhões. Desses, os dois do Nutes da UEPB vão receber juntos investimentos de cerca de R$ 4,2 milhões para custeio de equipamentos, bolsas e desenvolvimentos de produtos. A Seleção Pública Nº 06/2020 da Finep “objetiva conceder recursos para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, em projetos que envolvam risco tecnológico e/ou contribuam com a atualização tecnológica do SUS em Tecnologia Assistiva a fim de promover a independência, autonomia, inclusão social e melhoria da qualidade de vida para pessoas com deficiência, pessoas idosas e outras com mobilidade reduzida, bem como facilitar a atuação dessas pessoas no seu cotidiano”, destaca o relatório final.

Traduzir »