Nutes da UEPB vai participar de Rally das Unidades Embrapii – Rota Paraíba

O Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da UEPB em parceria com outras três unidades credenciadas da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) na Paraíba vão realizar um evento para apresentar as suas competências e potencialidades ao setor produtivo do estado e motivar novas parcerias. O Rally das Unidades da Embrapii – Rota Paraíba reúne a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), representada pelo Nutes, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A primeira cidade a ser contemplada com o Rally das Unidades Embrapii é Cajazeiras no Sertão do estado. No dia 31 de julho, a partir das 19h, no campus do IFPB, serão apresentados os portfólios e cases das Unidades Embrapii e esclarecimentos dos processos e projetos. A programação do dia prevê entrevistas na imprensa local e visita às instituições parceiras e apoiadoras.

As outras cidades contempladas com o Rally Embrapii são: Sousa (1º de agosto) no Centro Histórico Cultural professora Dodora, Patos (2 de agosto) no auditório do Sebrae, Campina Grande (3 de agosto) na Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep) e João Pessoa (4 de agosto) no auditório do Sebrae.

Durante o evento as quatro unidades vão apresentar nas cidades seus serviços para instituições de ciência e tecnologia, setores industriais, empresariais e comerciais. O público-alvo são empresas, mas a apresentação é aberta a qualquer interessado. As inscrições para os participantes são gratuitas e já estão abertas por meio de formulário eletrônico cliquando AQUI.

O Nutes/UEPB foi credenciado como unidade Embrapii em dezembro do ano passado para atuar na prospecção e execução de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I), em parceria com empresas industriais para desenvolvimento de hardware e software para a saúde. A Unidade Embrapii do IFPB atua na área de Sistemas para Automação da Manufatura, a da UFCG é na área de Software e Automação; a do CEAR/UFPB é na Área de Otimização de Energia.

A Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – EMBRAPII – é uma instituição privada sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social pelo Poder Público Federal em setembro de 2013. A atuação institucional é orientada pelos objetivos fixados no Contrato de Gestão, firmado em dezembro do mesmo ano, com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC – e com o Ministério da Educação – MEC.

O modelo de operação da EMBRAPII foi concebido para induzir a cooperação entre instituições de pesquisa científica e tecnológica e empresas industriais, explorando a sinergia entre ambas e estimulando a transferência de conhecimentos e a busca de soluções tecnológicas. A premissa é de que essa aproximação poderá dar uma importante contribuição para o aumento da intensidade tecnológica e da capacidade de inovação da indústria brasileira.